Muitos acreditam que os acidentes de trabalho ocorrem apenas em empresas que lidam com situações de alto risco como as construtoras, por exemplo. A verdade é que isso não é real e um acidente de trabalho pode acontecer em qualquer área, inclusive dentro de um escritório.
Prevenir acidentes é essencial não apenas para evitar possíveis processos mas também para uma melhor qualidade de vida – e aumento da segurança – dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Mas como tornar isso mais interessante e até mesmo fazer com que se fixe como importante entre os colaboradores? Além de palestras e treinamentos práticos, você empregador pode incluir os treinamentos com animações.
Previna acidentes na sua empresa com animações de treinamento
O que se considera acidente de trabalho?
É considerado como acidente de trabalho toda e qualquer lesão causada durante o exercício de suas atividades profissionais.
Por mais simples que seja o dano causado, já pode ser enquadrado como acidente de trabalho se o colaborador estava exercendo algo em favor da empresa.
Morte e perda ou redução da capacidade de trabalhar causada por atividade desenvolvida para uma empresa também se enquadram como acidentes de trabalho.
Como prevenir os acidentes de trabalho
Sabe-se que os acidentes de trabalho são uma das maiores causas de pedidos de indenização por parte de colaboradores.
Aí a razão pela qual não se deve ignorar algo tão importante como a segurança e bem-estar oferecido por sua empresa.
Dependendo da função exercida, por mais que tenham acesso a equipamentos de segurança, os funcionários trabalham sempre tensos e com medo de que algo possa acontecer, o que reflete na produtividade.
Para prevenir os acidentes de trabalho o empregador não apenas deve fornecer os devidos equipamentos de segurança como também orientar os empregados sobre como usá-los, a importância do uso desses equipamentos, oferecer treinamentos e até mesmo manter um bom relacionamento com a CIPA.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é responsável por traçar um mapa de riscos das atividades exercidas e também formas de se prevenir acidentes.
Um bom relacionamento com a CIPA ajuda não somente a deixar as coisas mais claras para todos os colaboradores como torna mais fácil os treinamentos e divulgação.
Incluindo as animações de treinamento
Apesar de sua empresa ter um manual e oferecer operações de treinamento nas quais os funcionários irão aprender como usar equipamentos de segurança e o que fazer em caso de acidentes, é possível tornar os treinamentos mais interessantes.
Ao invés de adotar apenas uma – ou mais – pessoa passando as orientações de prevenção de acidentes ou simples passagens de slides, é possível incluir os vídeos de animação.
É interessante que a empresa invista na criação de algumas personagens, uma irá orientar sobre os possíveis riscos de trabalho, outra será aquela que fará tudo de acordo com as normas e por fim a personagem descuidada que sempre acaba causando algum imprevisto.
Durante a animação os colaboradores também poderão aprender o que fazer e a quem devem recorrer dentro da empresa em caso de algum acidente.
Através de uma animação os colaboradores ali presentes entenderão que o treinamento é importante e precisa ser levado a sério. Sem contar que a animação descontrai um pouco o clima tenso e passa de maneira mais direta a ideia da prevenção de acidentes.
A animação também pode falar sobre a CIPA, afinal colaboradores e empregadores devem ter conhecimento sobre essa comissão interna.
Após orientações por escrito e a exibição da animação, a segunda parte do treinamento pode ser composta pelo aprendizado do uso dos equipamentos de segurança e também colocar em práticas o que fazer em caso de algum acidente.