You are currently viewing Previna acidentes na sua empresa com animações de treinamento

Previna acidentes na sua empresa com animações de treinamento

Muitos acreditam que os acidentes de trabalho ocorrem apenas em empresas que lidam com situações de alto risco como as construtoras, por exemplo. A verdade é que isso não é real e um acidente de trabalho pode acontecer em qualquer área, inclusive dentro de um escritório.

Prevenir acidentes é essencial não apenas para evitar possíveis processos mas também para uma melhor qualidade de vida – e aumento da segurança – dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Mas como tornar isso mais interessante e até mesmo fazer com que se fixe como importante entre os colaboradores? Além de palestras e treinamentos práticos, você empregador pode incluir os treinamentos com animações.

Previna acidentes na sua empresa com animações de treinamento

O que se considera acidente de trabalho?

É considerado como acidente de trabalho toda e qualquer lesão causada durante o exercício de suas atividades profissionais.

Por mais simples que seja o dano causado, já pode ser enquadrado como acidente de trabalho se o colaborador estava exercendo algo em favor da empresa.

Morte e perda ou redução da capacidade de trabalhar causada por atividade desenvolvida para uma empresa também se enquadram como acidentes de trabalho.

Como prevenir os acidentes de trabalho

Sabe-se que os acidentes de trabalho são uma das maiores causas de pedidos de indenização por parte de colaboradores.

Aí a razão pela qual não se deve ignorar algo tão importante como a segurança e bem-estar oferecido por sua empresa.

Dependendo da função exercida, por mais que tenham acesso a equipamentos de segurança, os funcionários trabalham sempre tensos e com medo de que algo possa acontecer, o que reflete na produtividade.

Para prevenir os acidentes de trabalho o empregador não apenas deve fornecer os devidos equipamentos de segurança como também orientar os empregados sobre como usá-los, a importância do uso desses equipamentos, oferecer treinamentos e até mesmo manter um bom relacionamento com a CIPA.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é responsável por traçar um mapa de riscos das atividades exercidas e também formas de se prevenir acidentes.

Um bom relacionamento com a CIPA ajuda não somente a deixar as coisas mais claras para todos os colaboradores como torna mais fácil os treinamentos e divulgação.

Incluindo as animações de treinamento

Apesar de sua empresa ter um manual e oferecer operações de treinamento nas quais os funcionários irão aprender como usar equipamentos de segurança e o que fazer em caso de acidentes, é possível tornar os treinamentos mais interessantes.

Ao invés de adotar apenas uma – ou mais – pessoa passando as orientações de prevenção de acidentes ou simples passagens de slides, é possível incluir os vídeos de animação.

É interessante que a empresa invista na criação de algumas personagens, uma irá orientar sobre os possíveis riscos de trabalho, outra será aquela que fará tudo de acordo com as normas e por fim a personagem descuidada que sempre acaba causando algum imprevisto.

Durante a animação os colaboradores também poderão aprender o que fazer e a quem devem recorrer dentro da empresa em caso de algum acidente.

Através de uma animação os colaboradores ali presentes entenderão que o treinamento é importante e precisa ser levado a sério. Sem contar que a animação descontrai um pouco o clima tenso e passa de maneira mais direta a ideia da prevenção de acidentes.

A animação também pode falar sobre a CIPA, afinal colaboradores e empregadores devem ter conhecimento sobre essa comissão interna.

Após orientações por escrito e a exibição da animação, a segunda parte do treinamento pode ser composta pelo aprendizado do uso dos equipamentos de segurança e também colocar em práticas o que fazer em caso de algum acidente.