Estúdio de Animação (19) 3252-6632 / (19) 2511-2092

Youtube
Facebook

Passo a passo para criar clipes lucrativos e de sucesso

Passo a passo para criar clipes lucrativos e de sucesso

Criar um clipe ou animação de sucesso parece fácil para quem olha de fora. No entanto, entre a ideia e o resultado final existem várias etapas que precisam ser pensadas com calma para que o trabalho seja lucrativo e faça sucesso. Roteiro, criação de personagens e divulgação são apenas alguns exemplos dessas etapas. Então, se você está dando os primeiros passos nessa área de desenvolvimento de animações confira quais etapas deve seguir para criar clipes lucrativos e de sucesso.

Passo a passo para criar clipes lucrativos e de sucesso

Uma boa ideia

Tudo começa com aquele momento em que você tem uma boa ideia e passa a rascunhar e imaginar como seria o clipe que você deseja criar. Os personagens ganham nomes, uma breve descrição e você começa a pensar inclusive em letras música – ou músicas já existentes – para serem utilizadas no vídeo.

Criação e gravação das músicas

Se você criou a letra das músicas que farão parte do clipe, é hora de pensar no ritmo e na voz que irão dar vida a composição.
Nesse caso você pode gravar por conta própria ou contar com um estúdio de gravação de música, que pode ser indicado pela produtora a sua escolha. Se optar por músicas já existentes é preciso ir atrás de questões relacionadas aos direitos autorais, como o ECAD.

Nome do projeto

Como irá se chamar o seu clipe? É hora de pensar num nome para o projeto. Inclusive porque você terá que verificar se já não existe outro com o mesmo nome, se está disponível para registro, criação de canal do YouTube, domínio na internet, página do Facebook.
Verifique se já não há algum outro projeto que utilize o nome que você pensou e sempre tenha mais de uma sugestão para nomear seu clipe. Assim, caso a primeira opção não esteja disponível, você ainda pode contar com um plano B ou C.

Criação do roteiro

Como será a história contada em seu clipe? Irá seguir o que é dito na música? Personagens dançando ou ensinando algo?
O roteiro precisa ser escrito da mesma maneira que se fosse um clipe com pessoas. Descreva o que os personagens farão e durante quanto tempo, o cenário, se estão de frente ou de lado.
Algumas pessoas já chegam com um roteiro pronto, mas você também pode contar com a produtora de animações para desenvolvê-lo, passando uma “escaleta” ou ideia básica do que você deseja que aconteça em seu clipe.

Criação dos personagens

Os primeiros rascunhos das personagens começam a ser desenvolvidos pela produtora de animações. Ela segue um briefing básico, com como você gostaria que eles fossem. Por exemplo: Um cachorro amarelo de orelhas caídas que está cantando juntamente com um menino moreno e cabelos encaracolados.
A produtora irá criar várias opções dos mesmos personagens e irá lhe apresentar. Assim que forem aprovadas todas as personagens é hora de partir para a próxima etapa.

Rascunho do storyboard

Da mesma forma que as personagens, a história a ser contada, seu cenário e planos também é rascunhada em suas várias opções, até que se consiga algo que o cliente aprove.
Vale comentar que a trilha sonora final é inserida nesse rascunho. O único que ainda está sob aprovação são os cenários e o como é contato a história.

Produção da animação

Com personagens, cenários e planos aprovados a produtora então gera o seu clipe, que ainda pode passar por várias alterações e aprovações.
Quando finalizado, o arquivo final é enviado ao cliente em formato de alta qualidade.

Divulgação

Com o clipe em mãos é hora de divulga-lo e tornar o seu projeto conhecido. Invista no YouTube, no Facebook e até mesmo em um site ou blog. Conforme for ganhando visibilidade é possível inclusive tentar uma aparição na TV. Como você pode ver, criar um clipe lucrativo e de sucesso não é difícil, basta aliar a sua ideia com uma boa produtora de vídeos e em seguida investir em divulgação. Você com certeza não vai se arrepender quando ver o retorno de seu trabalho!

Outros posts do blog