Estúdio de Animação (19) 3252-6632 / (19) 2511-2092

Youtube
Facebook

É possível motivar sua equipe com vídeos em animação?

É possível motivar sua equipe com vídeos em animação?

Manter uma equipe motivada é o sonho – e também a missão – de todo gestor. Conforme a rotina diária vai tomando conta do ambiente de trabalho é natural que os colaboradores se sintam menos a vontade e até mesmo irritados com suas atividades.

Aí a razão pela qual é preciso ser cada vez mais criativo na hora de motivar sua equipe. Não basta apenas dizer que eles podem alcançar benefícios, é preciso que o funcionário veja que – por mais repetitiva que seja sua função – há motivos para continuar no cargo.

E porque não incluir vídeos em animação como forma de motivar? Apesar de cada nível hierárquico necessitar de uma estratégia diferente, tudo é possível. Sem contar que a animação torna tudo mais real e interessante para quem a assiste.

É possível motivar sua equipe com vídeos em animação?

As teorias de motivação

Motivar alguém é fazer com que ela dê o seu melhor trabalhando com aspectos emocionais, biológicos e sociais. É conseguir através de incentivos externos que a pessoa se interesse em lutar por algo e portanto passe a se auto motivar.

Segundo a Pirâmide das Necessidades de Maslow, é necessário suprir cada um dos cinco níveis de necessidades – físicas, de segurança, sociais, de autoestima e auto realização – para que uma pessoa se sinta plenamente motivada.

No entanto, sabe-se através de outras teorias motivacionais que uma pessoa pode ter necessidades básicas e de realização ao mesmo tempo e pode resolver as duas juntas.

Já para McClelland as necessidades essenciais para a motivação se resumem em: poder, aflição e realização.

Entender o que o colaborador deseja

Afinal o que deseja seu colaborador? Alcançar bons resultados e figurar entre os funcionários do mês? Subir de cargo? Adquirir novas experiências? Um bom salário?

É preciso entender o que o colaborador de sua empresa deseja antes de aplicar qualquer técnica de motivação. Muitos pensam que um incentivo salarial agrada a todos, sendo que na verdade, um funcionário de nível hierárquico mais alto talvez esteja em busca da chance de adquirir novos conhecimentos e sair da repetição.

Ao tentar motivar o colaborador de sua empresa você trabalhará com incentivos externos, relacionados ao ambiente no qual ele convive. Dessa forma, o empregador incentiva o empregado a melhorar sua automotivação.

Porque usar vídeos em animação para motivar?

A grande questão é, porque optar pelos vídeos em animação para motivar sua equipe? E várias são as vantagens que se pode encontrar nisso.

Primeiro porque talvez você não esteja lidando com um único tipo de necessidade – o que irá requerer diferentes tipos de incentivo – e depois pelo fato de que tudo aquilo que é visto torna-se mais interessante e palpável, algo mais concreto.

O vídeo em animação pode contar uma pequena história. De um colaborador que começou sua carreira nos primeiros níveis hierárquicos da empresa e devido a sua dedicação e esforço chegou a gerência, por exemplo.

A ideia é que o vídeo permita aos que estão envolvidos na dinâmica de motivação entender porque não devem desistir no primeiro empecilho e porque vale a pena continuar a se dedicar a suas atividades.

Algo que por mais que já tenha sido explicado em um manual do colaborador ou na própria entrevista de emprego não parece assim tão fácil de ser atingido. O vídeo em animação torna essa possibilidade mais realista, podendo inclusive dar dicas ao empregado de como ele pode chegar onde deseja.

É possível sim motivar seus colaboradores através de vídeos de animação. Inclusive, essa forma de motivar surtirá efeitos muito melhores que uma simples dinâmica ou reunião.

Experimente incluir os vídeos motivacionais em sua empresa e observe os resultados!

Outros posts do blog