Estúdio de Animação (19) 2511-2092 / (19) 3252-6632

Youtube
Facebook

Como gerar receita com seus vídeo-clipes animados

Como gerar receita com seus vídeo-clipes animados

Se pararmos para pensar, não são apenas as grandes – e pequenas – empresas que procuram as produtoras de animação para produzir um vídeo. Muitas vezes, pessoas físicas que tem um sonho de tirar do papel alguma ideia também são clientes desse tipo de serviço.

O detalhe é que após ter o vídeo pronto nem todos sabem o que fazer com ele. É como ter uma grande ideia em mãos e não levá-la adiante, perdendo a oportunidade de aproveitar os benefícios e lucros trazidos com ela.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que teve uma ideia sensacional e desenvolveu um vídeo animado é hora de aprender como gerar receita com ele:

Como gerar receita com seus vídeos animados

Criação de DVDs e CDs

Quando já se desenvolveu mais de um vídeo clipe em animação, apostar em um DVD pode ser um caminho usual, porém atualmente as vendas de CDs e DVDS tem caído devido a dominação da forma de consumo digital. Apesar disso, no mercado infantil, ainda existe uma certa quantidade de compras de DVDs CDs.
O público infantil por exemplo costuma ser muito receptivo a novas animações e se você já faz sucesso em algum lugar – no YouTube ou Facebook, por exemplo – vale a pena apostar na criação de um DVD como forma de obter ganhos com sua animação.

Publicar seus clipes no Itunes e no Google Play.
Acreditamos que o consumo do audiovisual em forma digital é algo sem volta então vale a pena você contar com janelas de distribuição digitais como Itunes, Google Play, PlayKids TV.

 

Link pago para download ou site com área de membros

Outra sugestão é fazer a venda dos clipes ou de um volume todo (compilado de vários clipes) através de um link para download ou dando acesso a uma área de membros. Em ambos os casos uma excelente plataforma de distribuição é o Hotmart que disponibiliza gratuitamente o HotmartClub.

Você pode disponibilizar uma prévia para que as pessoas possam ver sua animação e então indicar um link para compra, semelhante aos casos de e-books e faixas de música.

Vale comentar que assim como no caso do DVD, é mais rentável para quem já é conhecido no mercado. Uma boa aposta para empresas e marcas que são conhecidase mas ainda não tem animações infantis, por exemplo.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para divulgar seus novos produtos e conquistar novos clientes – e fidelizar os antigos. Você também pode utilizar essa forma de divulgação para conseguir ganhos através de seus vídeos de animação.

Junto ao e-mail o cliente poderá receber uma amostra, um link gratuito para desfrutar um pouco do que sua animação tem a oferecer. Nesse caso é válido inclusive direcionar a pessoa ao seu canal do YouTube, para que assim seja possível conhecer um pouco mais do seu produto ou serviço.

No caso das empresas maiores, além do link para o canal do YouTube, um link para compras de DVD ou para download pago também pode ser incluso no e-mail marketing.

Netflix: uma excelente janela de divulgação
Procure agregadores de conteúdo que tenham um contato direto com o Netflix, como a SatoCompany ou a 01Digital. Eles podem apresentar seu conteúdo para a Netflix que se interessar compra os direitos de reprodução dos clipes ou animações remunerando você.

Usando o YouTube
No mundo cada vez mais tecnológico em que vivemos, a forma mais fácil – e comum – de se gerar receita com um vídeo de animação é através do YouTube. Tanto empresas quanto pessoas físicas podem se beneficiar dessa ferramenta sem precisar de muito esforço, focando apenas na divulgação de seu link de vídeo.

A ferramenta é gratuita, basta criar um login com o nome que deseja ter para seu canal – se você é uma empresa ou projeto o ideal é que o canal leve o nome da empresa ou o nome do projeto deixar ele bem personalizado, inserindo imagens, descrições e publicar as animações. Não esqueça de selecionar a opção “Gerar receita com anúncios” na aba “monetização”. É possível que nos primeiros vídeos publicados, o Youtube solicite uma carta comprovante que você pode usar, divulgar e explorar comercialmente o conteúdo, mas depois de alguns vídeos publicados e cartinhas o Youtube entende que você é um canal sério e que publica conteúdo próprio.

Cada vez que alguém clica no anúncio ou o assiste no mínimo 30 segundos de um vídeo antes do seu vídeo, você ganha aproximadamente 50% do valor que o anunciante pagou por aquele anúncio e o restante, claro, fica para o Youtube. Esse mecanismo de monetização é bem simples e efetivo, porém para ter um valor bacana por mês, seus vídeos tem que ser assistidos milhares e milhões de vezes.

Assim a dica final é : mesmo publicando bons conteúdos é necessário muita divulgação, empenho e o ideal é ter uma constância de publicações de vídeos no seu canal do Youtube.

 

Outros posts do blog