Estúdio de Animação (19) 2511-2092 / (19) 3252-6632

Youtube
Facebook

5S, ISO 9001, ISO 14001… Quais temas podem ser abordados em vídeos de treinamento?

5S, ISO 9001, ISO 14001… Quais temas podem ser abordados em vídeos de treinamento?

Ao desenvolver a pauta do que será tratado durante um treinamento empresarial é preciso selecionar o que pode ser passado de forma conceitual e o que necessita de prática.

Quando a empresa decide incluir os vídeos como complemento do treinamento precisa selecionar o que será passado para os colaboradores nesse vídeo.

Selos que a empresa deseja atingir – ou já possui – e seus significados, normas e importância do uso de equipamentos de segurança são alguns exemplos do que pode ser abordado através de vídeos de treinamento.

Tudo depende do objetivo do treinamento e do que se deseja passar aos colaboradores presentes.

Conheça um pouco mais sobre alguns temas que podem ser abordados em vídeo e também sugestões de como fazê-lo:

5S, ISO 9001, ISO 14001… Quais temas podem ser abordados em vídeos de treinamento?

O que é 5S e como abordá-lo em um vídeo de treinamento

A metodologia dos 5S tem como objetivo atingir o máximo de qualidade dentro de uma empresa. Recebe esse nome por ser uma técnica japonesa que contém cinco palavras que começam com a letra essa.

Basicamente envolve uma boa utilização do espaço de trabalho, focando sempre no que é necessário; organizar o espaço de maneira eficaz; melhorar e manter bons níveis de limpeza; criar regras para triagem, arrumação e limpeza; e incentivar a melhoria continua, com foco e disciplina.

O conceito dos 5S também contribui para a redução de acidentes de trabalho, podendo ser abordado em um vídeo de treinamento para segurança.

No entanto, empresas que trabalham com essa metodologia podem usar os vídeos de treinamento para explicar o que significa cada um dos “s” ou até mesmo mostrar os benefícios de sua utilização.

O que é ISO 9001 e como abordar esse tema em vídeos de treinamento

ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto.

Quando a empresa deseja adquirir essa certificação precisa cumprir uma série de requisitos para que todas as fases sejam cumpridas com sucesso. E quem já possui precisa continuar cumprindo para não perder o selo.

Um vídeo de treinamento explicando os benefícios dessa certificação – reconhecimento perante os clientes, melhoria do ambiente de trabalho… – e até mesmo demonstrando como cada colaborador pode contribuir nesse processo é interessante para ser abordado em um treinamento.

O que é ISO 14001 e como esse tema pode ser abordado em vídeo

A certificação ISO 14001 está relacionado a Gestão Ambiental e como a organização desenvolve políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Empresas que desejam obter esse selo precisam estar sempre em busca de novas práticas sustentáveis, desde a compra da matéria prima até a chegada do produto ou serviço ao cliente final.

O vídeo de treinamento pode explicar a importância do não desperdício de materiais, reutilização e até mesmo destino correto de restos.

Quanto mais puder ser explicado de Gestão Ambiental para o colaborador – e como ele pode fazer sua parte – mais interessante torna-se esse vídeo de treinamento.

Outros temas que podem ser abordados em vídeos de treinamento

Treinamentos com foco em segurança do trabalho também podem incluir vídeos. Animações contando os riscos do serviço e o que não se deve fazer e até mesmo vídeos que mostrem como funciona a CIPA ou qualquer outra comissão relacionada a segurança do trabalho.

Os benefícios de um novo sistema implantado e uma breve explicação de como utilizá-lo também podem ser exibidos através de vídeos de treinamento, no entanto, é interessante que o colaborador também tenha acesso a uma aula prática, na qual possa testar seus conhecimentos.

Sua empresa lida com atendimento direto ao cliente – lojas e franquias, por exemplo? Então o vídeo também pode ensinar ao funcionário como abordar o cliente, quais perguntas básicas deve fazer e o que pode oferecer para fazer com que ele seja bem atendido.

Assista alguns animações para treinamentos que produzimos nos links abaixo:

Outros posts do blog